Engenheiro Ambiental

Engenheiros ambientais são profissionais responsáveis por avaliar a dimensão das alterações benéficas ou prejudiciais ao meio ambiente causadas pelas atividades do homem. Adotam procedimentos capazes de minimizar os impactos indesejáveis em escala local, regional ou global. Participam de estudos que visam a fazer o levantamento das características do meio ambiente para analisar suas reações às possíveis mudanças. Preparam relatórios sobre os impactos de certas atividades sobre o meio e ainda propõem, implementam e acompanham medidas ou ações de preservação do meio ambiente nas áreas urbana e rural. Por meio de projetos que aliam desenvolvimento econômico e preservação da natureza, os engenheiros ambientais promovem a chamada , ou seja, a manutenção dos recursos naturais, mas que permite o crescimento da economia.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Engenheiros ambientais exercem, basicamente, as seguintes funções: avaliar a dimensão do impacto ambiental causado por obras de construção civil de todos os tipos e portes; verificar a adaptação da obra ao meio ambiente ao longo da construção; elaborar relatórios sobre esse impacto, levando em conta dados processados por sensoriamento remoto, levantamentos fotográficos aéreos, mapeamento e cartografia digital; realizar pesquisas em laboratório e medições em campo sobre poluição do solo, da água e do ar; elaborar projetos de planejamento ambiental; tornar empresas compatíveis às normas nacionais e internacionais de padrão e qualidade industrial relativas ao meio ambiente. São os CERTIFICADOS - o ISO 9000 e ISO 14000 - concedidos pela International Organization for Standardization (ISO), sediada na Suíça; planejar e viabilizar a recuperação de áreas degradadas; na indústria, indicar o destino final dos resíduos (sobras e despejos industriais); elaborar projetos de saneamento básico (esgoto).

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

 

Análise: avalia os efeitos ambientais de um produto, processo ou atividade. Controle de poluição: realiza o monitoramento da qualidade da água, do ar e do solo, procura controlar o impacto que atividades e obras terão sobre o meio ambiente. Planejamento e gestão ambiental: elabora planos de uso do solo e relatórios de impactos ambientais. Oferece assessoria a empresas, órgãos públicos para a preservação do meio ambiente. Recuperação de áreas: cria projetos para restaurar áreas degradadas por atividades industriais, agrícolas e extração mineral. O ambientalista atua, em suas diversas áreas, com projetos de desenvolvimento sustentável.


...