Engenheiro de Alimentos

ENGENHEIRO DE ALIMENTOS

O engenheiro de alimentos é o profissional que atua, principalmente, na indústria de alimentos com o controle de matérias-primas, processamento e controle de qualidade, além do gerenciamento e desenvolvimento de novos produtos e embalagens. Faz a análise dos alimentos, sendo fundamental no gerenciamento de unidades industriais, buscando o melhor padrão alimentar. Cuida também dos métodos de reciclagem e de reaproveitamento dos alimentos de origem animal e vegetal. Nas prateleiras dos supermercados é onde mais se encontram os exemplos resultantes da atividade do engenheiro de alimentos, como iogurtes, enlatados, defumados, entre outros. Além da indústria, ele pode trabalhar em laboratórios, fazendo análises e elaborando projetos para fábricas de alimentos. Ele é o profissional que participa ao longo de todo processo produtivo dos alimentos, visando o consumidor final, incluindo a preservação da qualidade.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Gerenciar e administrar indústrias alimentícias Adaptar equipamentos estrangeiros às necessidades da indústria nacional Como pesquisador, desenvolver métodos para produzir alimentos saudáveis e duráveis para serem comercializados. Estudar as melhores maneiras de manter a qualidade da matéria-prima até sua industrialização ou consumo e de evitar perdas Desenvolver métodos de produção de alimentos saudáveis e duráveis para serem comercializados Trabalhar em órgãos ligados ao comércio de alimentos e bebidas, estabelecendo padrões de qualidade e identidade de produtos, orientando e fiscalizando a aplicação destes padrões pelas indústrias Criação de cardápios de produtos, sugerindo etapas de produção Alterar a composição de produtos naturais, reforçando seu teor nutritivo e decidindo seu melhor conservante, para cada uso Escolha de embalagens adequadas à conservação dos produtos Vistoria, perícia e avaliação dos produtos disponíveis aos clientes Elaboração de orçamento Estudo de viabilidade técnica e econômica dos projetos por ele desenvolvidos Coordenar armazenamento dos produtos, impedindo sua deterioração.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

 

O engenheiro de alimentos pode atuar em diversos setores, sendo que o industrial predomina e emprega mais profissionais nas atividades: projetos de alimentos, controle de processamentos, desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade, transporte e estocagem. Além destes, e mais detalhadamente, o profissional pode atuar em: Indústrias de Aditivos Alimentares Indústrias de Alimentos Indústrias de Bebidas Empresas de Fast Food CURSOS UNIVERSITÁRIOS, como professor de disciplinas ligadas à engenharia de produção Escolas Técnicas e Agrotécnicas Centros de Pesquisa de Empresas Privadas e Públicas Órgãos Governamentais Empresas de Consultoria Grandes Redes de Supermercados Frigoríficos.


...