Engenheiro de Produção

O engenheiro de produto ou engenheiro de produção é o profissional que associa o conhecimento técnico característico das diversas engenharias às áreas de administração e economia para projetar, implantar e melhorar os sistemas de produção que constituem uma fábrica. Estes sistemas incluem a integração entre materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente. O profissional da engenharia de produto planeja a produção e avalia seus resultados para aumentar a eficiência em todos os seus aspectos: humano, material e financeiro. De maneira geral, ele viabiliza a produção, de forma a distribuir os produtos que a sociedade necessita, aumentando a competitividade e elevando a qualidade entre os concorrentes.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Projetar sistemas de produção Coordenar e supervisionar o processamento dos produtos Administrar o armazenamento de matérias-primas Gerenciar e fiscalizar a execução de atividades e cumprimento de prazos Análise do mercado, cálculos de demanda e produtividade Planejamento da produção com metas a serem atingidas Assistência no desenvolvimento de máquinas, ferramentas e produtos Conduzir programas de redução de custos Desenvolver métodos de otimização do trabalho Criar procedimentos para programação e controle de produção.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

 

Engenheiros de produção podem atuar em diversos setores, como: empresas industriais e de serviços, indústrias automotivas, da construção civil, mineração, siderurgia, cimento e química. Nestas indústrias, pode atuar nas áreas de: Operação - envolvendo a distribuição de produtos e controle de suprimentos Gestão agro-industrial - com gerência da manutenção, construção, automação, entre outros Área financeira - incluindo o controle financeiro, o controle de custos e a análise de investimentos Área de logística - na viabilização dos projetos dos produtos Área de marketing - tratando do planejamento e desenvolvimento de produtos e mercados a serem atendidos Área de planejamento - abrangendo os setores estratégico, produtivo, financeiro, etc. Além disso, o profissional pode ainda desempenhar atividades na administração pública, na análise de investimentos e atuar em departamentos de pesquisa de universidades e dar aulas para curso superior de engenharia de produção.


...