Engenheiro de Produção Civil

É a área da Engenharia que integra conhecimentos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção, capacitando o profissional a atuar no projeto e execução de obras e serviços de construção civil, e na organização e controle de seus sistemas produtivos, visando melhorar a produtividade do trabalho e a qualidade do produto.

O Engenheiro de Produção Civil

Estuda, projeta e supervisiona a execução de obras de construção civil, realiza todo o cálculo de custos, especifica tipos de materiais e equipamentos; prepara o programa e dirige as operações nas diversas etapas da construção.

Projeta, executa e fiscaliza a execução de estruturas e fundações de edificações, bem como, de suas instalações elétrica, hidráulica, sanitária e outras.

Prepara, organiza e supervisiona os trabalhos de conservação e reparação de construções já existentes.

Na área do trabalho e da empresa, elabora planos para avaliação de cargos e sistemas de incentivos. Atua em programas de higiene e segurança do trabalho.

Participa e colabora na seleção e treinamento de pessoal, em programas de ligação entre consultores externos e a administração e faz a ligação entre as áreas administrativa e técnica da empresa.

Na área de Planejamento Industrial, realiza estudos sobre  a localização da empresa e o arranjo físico de suas instalações.

Desenvolve planos de viabilidade técnico-econômica para aplicação de capital, programas de redução de custos, previsões de venda, políticas de administração e controle de estoques e reposição de equipamentos.

Supervisiona a operação de materiais e equipamentos.

Como gestor do sistema produtivo, desenvolve projetos e faz o planejamento para controlar a produtividade ou eficiência operacional de uma empresa, conjugando os recursos humanos e materiais, visando o aumento da produção com o menor custo possível.

 

Elabora programas para controle de produção e controle da qualidade dos produtos.


...