Engenheiro de Telecomunicações

O engenheiro de telecomunicações desenvolve, implanta e dá manutenção a redes de telecomunicações. Com boa formação na área elétrica e eletrônica, ele cria, planeja e constrói equipamentos. Cuida de cabeamentos aéreos e subterrâneos, satélites artificiais, centrais de transmissão, captação, codificação e retransmissão dos sinais que interligam o planeta. De seu trabalho depende toda a rede mundial de telefonia, transmissão de dados, redes de computadores, rádio e televisão. Ele atua em empresas concessionárias de serviços de telecomunicações, de telefonia, de fibra óptica e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações. Também encontra trabalho na indústria eletroeletrônica, nos órgãos reguladores das atividades de telecomunicação e nas empresas de pesquisa científica e tecnológica. É possível ingressar na carreira com formação de tecnólogo.

Atuações do engenheiro de telecomunicações[editar | editar código-fonte]

Fazer medições e avaliações de campos elétricos, campos magnéticos e ondas eletromagnéticas geradas por sistemas de telecomunicações e industriais em ambientes ocupacionais e públicos.

Criar modelagem matemática (numérica e analítica) de campos elétricos, campos magnéticos e ondas eletromagnéticas.

Fazer análise de compatibilidade eletromagnética em sistemas de telecomunicações e de potência.

Fazer o estudo dos efeitos biológicos dos campos elétricos, campos magnéticos e ondas eletromagnéticas nos seres vivos.

Criar projetos de sistemas de energia para telecomunicações. Fazer estudo e projetos de sistemas de comunicações via telefone, celular e satélite.

Fazer análise e projetos de redes de computadores e Internet.

Fazer estudo e projetos de transmissão e recepção de sinais de dados e projeto de sistemas microprocessados.

Fazer projetos de sistemas de irradiação de sinal em UHF/VHF.

Fazer projetos de antenas e divisores de potência de UHF/VHF.

Fazer projetos de sistemas de interface de telefonia celular para centrais PABX.

Fazer projetos de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas.

Fazer projetos de sistemas de monitoração e telecomando de redes geograficamente distribuídas.

Engenheiro responsável em Data Center antigo CPD por toda a infraestrutura de cabeamento, switchs, routers e equipamentos DWDM e CWDM.

 

Engenheiro Responsável pelo Planejamento e Otimização de RF, fazendo levantamentos através de Drive Teste e simulações em softwares de predição de RF da qualidade dos sinais de redes celulares (GSM, CDMA e WCDMA).


...