Engenheiro de Aquicultura

A profissão de Engenheiro de Aquicultura é responsável por garantir a produção de animais aquáticos, tais como peixes, camarões, rãs, entre outras espécies. É uma atividade mais ecológica, evitando impactos ambientais.

 

PRINCIPAIS ATIVIDADES

O profissional de aquicultura se ocupa da criação de peixes, moluscos, crustáceos e plantas aquáticas em rios, lagos, barragens e no mar. Para que isto ocorra, desenvolve ambientes controlados como viveiros, canais e fazendas aquáticas. Na área da criação, pode se dedicar a várias práticas como: carnicicultura (camarões), maricultura (mariscos), mitilicultura (mexilhões), ostreicultura (ostras), piscicultura (peixes) e plantas aquáticas, entre outros. Elabora projetos e constrói os espaços de criação como viveiros, barragens, gaiolas. Pode trabalhar ainda, como consultor para analisar a viabilidade comercial do negócio. Na indústria do pescado, acompanha o beneficiamento, processamento e conservação dos produtos.

 

Perfil do profissional

 

Apreciar o trabalho ao ar livre e contato com os animais. Expressar o espírito empreendedor. Demonstrar boa capacidade de relacionamento e comunicação. Interessar-se pelo estudo das relações entre fauna e o meio ambiente. Ter habilidade para lidar com máquinas e equipamentos.


...