Engenheiro Têxtil

Engenheiro têxtil é o profissional que supervisiona, coordena, fiscaliza e orienta os processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção - tecelagem, fiação, malharia, acabamento e artefatos de couro. São eles que cuidam da fabricação e tratamento de fibras, fios, tecidos e confecções, além de gerenciar a pesquisa por novas matérias-primas, fazendo a manutenção de máquinas e avaliação da viabilidade de projetos para instalação de novas indústrias.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Entre as atividades diárias de um engenheiro têxtil, estão: Supervisionar todas as etapas de uma confecção, da elaboração da fibra a de peças de roupas Cuidar do controle de produção e do controle de qualidade das matérias-primas Criar tabelas de cores e padrões para a divulgação dos tecidos Orientar a instalação e operação de máquinas específicas da indústria têxtil Estudar a viabilidade técnica e econômica da implantação de indústrias têxteis, definindo o maquinário e supervisionando a manutenção Pesquisar e criar novas matérias-primas sintéticas Preparar relatórios de produção.

 

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

 

O engenheiro têxtil atua basicamente em duas áreas em que se dividem sua profissão: a química e a mecânica. A primeira está ligada à fabricação de fios artificiais e sintéticos e ao tratamento de fios naturais, onde o profissional atua como administrador de todas as etapas de produção. A atuação ligada à mecânica compreende a construção, montagem e funcionamento de máquinas e acessórios, sendo o papel do engenheiro estudar a viabilidade técnica e econômica da implantação de indústrias têxteis, definindo o maquinário e supervisionando a manutenção. Os pólos de emprego para o engenheiro têxtil são as indústrias de tecelagem, fiação, malharias, acabamento têxtil e produtos similares, além dos grandes magazines. Porém, há outros setores de atuação mais segmentados e menos competitivos, como as lavanderias de hospitais, onde existe grande volume de roupas a ser processado - o que exige uma infra-estrutura de grande porte, necessitando da supervisão de um engenheiro têxtil. Ainda, ele pode atuar na Receita Federal, como técnico de inspeção e controle de qualidade das mercadorias que entram no país.


...