Engenheiro Químico

Engenheiro químico é o profissional que elabora, executa e controla projetos de instalação e expansão de indústrias químicas. Ou seja, é ele quem participa de todas as etapas do processo de produção e transformação físico-química de substâncias em escala industrial. Matérias primas naturais, sejam orgânicas ou inorgânicas são convertidos em cimento, medicamentos, fertilizantes, plásticos, alimentos, gasolina e tantos outros produtos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Muitas vezes os produtos da engenharia química são matérias primas de outras indústrias de transformação, como a automobilística, moveleira, têxtil, etc. Este profissional tem na matemática, na física e na química a base para sua formação.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Entre as atividades dos engenheiros químicos, estão: Projetar e instalar fábricas Dar consultoria e revisar equipamentos Calcular a viabilidade técnica e econômica dos processos produtivos Fazer análise química, física e toxicológica dos materiais industriais - que consiste, por exemplo, em detectar a presença de metais nocivos ao ser humano nas águas, produtos alimentícios, cosméticos Fazer perícia e detectar problemas no processo produtivo, além de verificar a qualidade técnica industrial Tratar efluentes industriais e resíduos químicos Desenvolver equipamentos para a indústria (dimensionamento e determinação dos processos de produção) Desenvolver tecnologia para novos processos, novos produtos e para a preservação do meio ambiente.

ÁREAS DE ATUAÇÃO E ESPECIALIDADES

 

Uma das características da área de atuação dos engenheiros químicos é a abrangência. O campo de trabalho é amplo, devido a sua grande importância e atuação na concepção de produtos que fazem parte do cotidiano de todas as pessoas. Áreas como a petroquímica, alimentícia, farmacêutica, de cimento, mineral, siderúrgica e de produtos químicos industriais, cosméticos, polímeros são alguns dos exemplos de onde este profissional pode atuar. Nestas indústrias, o profissional pode atuar em consultorias, projeto, processo, produção, qualidade, além de pesquisa e desenvolvimento.


...